Sinceramente falando, eu nunca tinha ouvido falar deste desenho animado no final dos anos 60, mas Sansão e Golias tem o jeitão familiar dos desenhos animados produzido pela Hanna-Barbera Produções e que o faz parecer com trinta outras coisas que eu assisti na tv durante a minha saudosa infância.
Basicamente, Sansão e Golias é como o Capitão Marvel da Marvel Comics e o He-Man da Filmation. Um garoto que faz alguma coisa especial (mágica) e se torna o super-poderoso do pedaço. Nesse caso, Sansão é um adolescente que se transforma no poderoso herói bíblico Sansão e o seu cachorro Golias se torna um poderoso leão místico dourado. O cachorrinho Golias é dublado pelo lendário Mel Blanc. Golias não fala, apenas late, mas o latido é a voz do maldito Pernalonga.
Interessante, eu não me lembro de ter lido na bíblia que o Sansão Bíblico tinha a capacidade de voar...
...ou qualquer leão emitindo raios de energia pelos olhos!
Eu coloquei algumas imagens do episódio “O Colosso de Rodes” para fins meramente ilustrativos, onde um idoso arqueólogo usa um gigantesco guindaste para puxar o Colosso de Rodes para fora do Mar Egeu.
O colosso de Rodes era uma estátua do Deus Hélios Grego com mais de 33 metros de altura e ficava na entrada de Rodes, uma das muitas cidade-estados da Grécia Antiga. Eu acredito que o colosso era uma gigantesca armação de ferro, recheada de pedras e cobertas com placas de bronze feitas do metal derretido das armas esquecidas em batalhas. Eu sei que o Colosso de Rodes foi uma das sete grandes maravilhas da Idade Antiga, mas no desenho animado de Sansão e Golias, ele foi retratado como se fosse uma estátua de metal sólido que se encontrava intacta no fundo do Mar Egeu por cerca de 2.200 anos.
Então, inesperadamente e sem nenhuma explicação aplausível, uma estranha chuva de meteoritos espaciais carregadas com uma energia cósmica desconhecida se precipita do céu e faz com que as rochas ferruginosas do meio ambiente ao redor saltem como se fossem rochas vivas.
A misteriosa tempestade de meteoritos também transforma o enorme colosso numa terrível e invencível máquina de destruição e morte!
A menos que você tenha dois braceletes místicos que o transforme num super-herói todo-poderoso!
Não houve muita sutileza na luta de Sansão e Golias contra o Colosso de Rodes. O desenrolar da luta foi tão simplista e estranha que os dois personagens só tiveram cerca de 45 segundos para finalizar o terrível conflito. Sansão voa de encontro a gigantesca criatura e soca várias vezes a sua enorme cabeça e, logo depois, o seu fiel escudeiro dispara poderosos raios de energia destruidora pelos olhos e lança o enorme colosso de um penhasco de volta para o fundo do Mar Egeu.
VIVA A SANSÃO E GOLIAS!
Fonte da pesquisa sansônica: VÁRIOS PORTAIS CONTIDOS NA GRANDE REDE INTERNACIONAL DE COMPUTADORES CONECTADOS.
Fonte do desenho sansônico: MARCOS GOMES NO ANO DE 2019.
Pesquisa sansônica: VAGNER SANTOS.
Texto sansônico: VAGNER SANTOS.
Catalogação sansônica: VAGNER SANTOS.
Distribuição brasileira para o blog SANSÃO E GOLIAS: J.R. DISTRIBUIDOR BRASILEIRO DE CONTEÚDOS DE ENTRETENIMENTOS S.A.F..
Localização sansônica: UBATUBA - SÃO PAULO - BRASIL.
Postagem revisada e atualizada no mês de dezembro de 2022.