terça-feira, 9 de setembro de 2014

SANSÃO E GOLIAS / SANSÓN Y GOLIAT / SAMSON AND GOLIATH!



      SANSÃO E GOLIAS, OS INCANSÁVEIS DEFENSORES DA HUMANIDADE!

      Sansão e Golias é um desenho animado estadunidense do gênero aventuras de super-heróis, criado e produzido pela Hanna-Barbera Produções para ser exibido na cadeia de televisão americana NBC. A série estreou em uma manhã de sábado, 09 de setembro de 1967 e contou com vinte episódios de 10 minutos de duração máxima em uma única temporada. O desenho animado teve o seu último episódio exibido na manhã de sábado, 31 de agosto de 1968. A partir daí, o saudoso desenho animado estadunidense fôra cancelado pela NBC.
     No desenho animado, o Jovem Sansão é um adolescente que se transforma misticamente em um poderoso super-herói, dotado de incríveis poderes místicos energéticos. Desenhado por ALEX TOTH, o Jovem Sansão (dublado originalmente pelo veterano TIM MATHESON) excursiona pelos Estados Unidos da América do Norte, e ocasionalmente, por países estrangeiros, na sua inconfundível motocicleta vermelha na companhia do seu fiel cachorrinho de estimação, Golias.
     No entanto, quando ele se encontra em perigo, ou mesmo, quando os inocentes precisam de proteção, o jovem rapaz bate os seus misteriosos e poderosos Braceletes Dourados Sansônicos e se transforma no musculoso, maduro e poderoso Jovem Sansão (ou Poderoso Sansão em algumas versões dubladas pelo mundo), ou seja,  uma versão moderna do mítico herói bíblico, equipado com superpoderes modernos.
     Enquanto os super-heróis da Hanna-Barbera sempre evitaram formar grupos de super-heróis (com exceção do FANTASMA DO ESPAÇO e do HOMEM PÁSSARO), o Jovem Sansão leva isso ao extremo e desde então, tornou-se conhecido por não ter nenhuma identidade secreta, ou mesmo, uma história que contasse a sua verdadeira origem.
     Apesar de ter sido aposentado pouco depois da sua série clássica ter sido cancelada pela NBC, o Jovem Sansão ainda pode ser visto ocasionalmente em reprises nos canais de televisão fechados como CARTOON NETWORK e BOOMERANG, e ainda, mantém uma pequena, mas dedicada base de fãs pelo mundo (especialmente no YOUTUBE, BLOGGER e DEVIANTART) e particularmente na América Latina.

     VISÃO GERAL.

     OS ANTECEDENTES DA VIDA PESSOAL DO JOVEM SANSÃO.

     A vida do Jovem Sansão é envolta em sombras e mistérios. Ao contrário de outros super-heróis da televisão estadunidense e da televisão mundial, o Jovem Sansão não tem uma origem conhecida até o presente momento, embora isso fosse um fenômeno constante entre os super-heróis, criados e produzidos pela Hanna-Barbera Produções nos saudosos anos 60, segunda metade do século XX. Na verdade, a origem dos superpoderes místicos do intrigante personagem sansônico nunca fôra revelada, e muito menos, nenhum fato relevante sobre a sua vida passada, muito antes que ele começasse a viajar pelo mundo combatendo as super-ameaças que sempre combatera no desenho animado, embora, a saudosa série clássica do desenho animado estadunidense tenha revelado em um dos seus vinte episódios sansônicos que o Jovem Sansão possivelmente tenha sido um UM  JOGODOR DE FUTEBOL AMERICANO (????) (*).
     Uma questão que se tornou motivo de piada entre os fãs do Jovem Sansão pelo mundo, é a inexplicável questão de como ele e o seu cachorrinho de estimação viajam em estrada aberta pelo país e pelo mundo sem os meios visíveis de sustentação.
     O Jovem Sansão é o único entre os super-heróis da Hanna-Barbera que não tem uma identidade secreta. Na verdade, ele muitas das vezes se transforma na frente dos seus inimigos, sem se preocupar com o fato de que os vilões viessem a saber a sua verdadeira identidade.
     Na verdade, a falta de uma identidade secreta, situação que era incomum nos outros super-heróis daquela época, fôra devido a problemas de criação e de desenvolvimento do personagem sansônico na prancheta. Os esboços originais produzido por Alex Toth para o referido desenho animado estadunidense, revelam que o termo JÚNIOR fôra o nome originalmente escolhido para designar a forma mortal do jovem herói sansônico, enquanto o termo SANSÃO fôra o nome originalmente escolhido para designar a sua forma poderosa. Outra fonte contida na GRANDE REDE INTERNACIONAL DE COMPUTADORES CONECTADOS, sugere que o nome verdadeiro da forma mortal do Jovem Sansão é DAVID, embora não esteja claro se esta informação é verdadeira ou não.


     As duas únicas histórias em quadrinhos produzidas e publicadas do Jovem Sansão nos Estados Unidos da América do Norte, nos mostram o cotidiano do jovem herói sansônico na sua cidade natal, o seu convívio com a polícia local e como ele vive em um pequeno apartamento quando não está viajando pelo mundo. No entanto, estas duas mesmas histórias em quadrinhos produzidas sobre o personagem no final dos incríveis anos 60, também não fornecem nenhuma origem sobre o personagem sansônico, detalhes sobre a sua vida pessoal fora do seu ambiente de trabalho, ou mesmo, qualquer resposta sobre a forma como jovem herói sansônico oferece suporte de sustentação a si mesmo, viajando por estradas abertas.
                     
     A APARÊNCIA DO JOVEM SANSÃO NA FORMA MORTAL E NA FORMA PODEROSA.

     Na sua forma mortal, o Jovem Sansão é um jovem rapaz que prima por um visual limpo (o famoso visual Clean Man / Homem Limpo), de 16  a 18 anos de idade, caucasiano com olhos azuis e cabelos negros recortados. Ele é um pouco magro, mas fisicamente forte.
     Quando ele se transforma no Poderoso Sansão, ele amadurece vários anos e se torna um adulto. Ele também se torna fisicamente enorme e o seu corpo se torna muito mais musculoso, com ombros e peitos largos em cima de uma cintura estreita e a sua voz engrossa. Ele também fica mais alto, crescendo de 1 metro e 65 centímetros a 2 metros e 15 centímetros de altura.
     Como seria de esperar para um super-herói baseado em um personagem bíblico famoso por seu penteado, o cabelo do Jovem Sansão também cresce mais, tornando-se um esfregão espesso que atinge até a nuca de seu pescoço.
     A transformação do Jovem Sansão nunca fora vista na tela devido aos altos custos de produção da animação televisiva. Em vez disso, o Jovem Sansão seria envolvido em uma nuvem de fumaça, iluminação e poeira mágica e simplesmente emergia como o Poderoso Sansão.
     Um portal de fãs na Internet teoriza que houve uma tentativa deliberada de projetar a forma adulta do personagem sansônico para ser tão atraente quanto possível, mas observa que o distintivo corte de cabelo dos anos 60 (conhecido como o olhar do Príncipe Valente / Prince Valiant) marcou o personagem e impede o Poderoso Sansão de "parecer tão legal".

     A PERSONALIDADE DO JOVEM SANSÃO.

     Ao contrário de outros personagens semelhantes, como CAPITÃO MARVEL (SHAZAM) e HE-MAN, onde às vezes é incerto se o herói permanece a mesma pessoa ou se ele desaparece ao se transformar e uma segunda personalidade distinta assume, é claro que Jovem Sansão permanece a mesma pessoa, embora em um corpo alterado.
     O Jovem Sansão (em ambas as formas) é um jovem corajoso com um forte senso de justiça. No entanto, ao contrário de outros super-heróis, ele raramente caça criminosos, ou mesmo, vai à procura de problemas, mas só usa seus poderes em defesa de si mesmo ou de outros que ele conhece em suas viagens pelo mundo que precisam da sua ajuda.
     Seu senso de justiça também o leva a buscar uma solução pacífica para os problemas e os conflitos, como o que foi visto no episódio, O MONSTRO DA MONTANHA REGRA, onde o Jovem Sansão envia uma gigantesca criatura pré-historica de volta ao seu habitat natural, quando esta fôra perturbada por uma intervenção militar externa. Ele também tenta contra-argumentar com muitos dos invasores alienígenas que tentam invadir e colonizar o planeta Terra.
     O Jovem Sansão também é altamente educado, sempre associando-se com professores e cientistas. Ele também é muito curioso e as suas viagens, muitas das vezes, envolvem ir a ver algum marco famoso e histórico, ou mesmo, investigar uma nova descoberta ou uma nova invenção científica.

     OS PODERES E AS HABILIDADES DO JOVEM SANSÃO.

     O Jovem Sansão tem todos os super-poderes de um super-herói tradicional, ou seja, ele pode voar, pular um alto edifício com um único salto, possui super agilidade e super reflexos, pode gerar ondas de choque com a junção das suas mãos e tem força sobre-humana. Ele também provou ser um habilidoso detetive nas histórias em quadrinhos produzidas pela EDITORA GOLD KEY no final dos anos 60.
     O Jovem Sansão também é capaz de destravar e ativar outros super-poderes especiais dos poderosos Braceletes Dourados Sansônicos. Estes super-poderes precisam ser ativados individualmente e só podem ser usados ​​um de cada vez.
     Note que o Jovem Sansão na sua  forma mortal é tão capaz quanto seu alter ego poderoso. Enquanto o Jovem Sansão não tem os super-poderes da sua forma poderosa, ele ainda é capaz de alguns feitos fisicamente impressionante, e muitas das vezes, ser capaz de salvar vidas sem ter que se transformar na sua forma poderosa (como foi visto no episódio, "O Colosso de Rodes, onde ele salva o Professor Andor de ser afogado na costa marítima da Grécia).

     AS VESTIMENTAS DO JOVEM SANSÃO NA FORMA MORTAL E NA FORMA PODEROSA.

     Na sua forma mortal, o Jovem Sansão usa uma camisa de beisebol branca com listras pretas, calças jeans e sapatos azuis. A sua camisa tem uma letra distintiva "S" no lado esquerdo.
     Quando transformado na sua forma poderosa, o Jovem Sansão usa uma camisa branca apertada (aberta até a cintura) com listras vermelhas nas mangas, cueca branca, cinto de poder marrom e botas marrons. Em ambas as formas, o Jovem Sansão mantém o uso dos icônicos Braceletes Dourados Sansônicos.

     OS BRACELETES DOURADOS SANSÔNICOS DO JOVEM SANSÃO.

     OS BRACELETES DOURADOS SANSÔNICOS são indiscutivelmente os itens mais ICÔNICOS do Jovem Sansão na saudosa série clássica do desenho animado estadunidense. Exatamente quem os fez, por que eles foram feitos, como eles funcionam e como eles entraram na posse do Jovem Sansão nunca fôra revelado. Para usá-los, o Jovem Sansão ergue os braços sobre a sua cabeça e bate as pulseiras místicas douradas conjuntamente, enquanto exclama a frase, "PELA FORÇA DE SANSÃO", para então, se tornar no PODEROSO SANSÃO.
     Ao que parece, o Jovem Sansão também pode transformar outras pessoas e criaturas, bem como a si mesmo, com a junção dos Braceletes Dourados Sansônicos. Isso foi usado para transformar o seu cachorrinho Golias em um gigantesco leão super poderoso que o Jovem Sansão pode montar nas suas batalhas. Como ou não funcionaria em outras pessoas ou animais nunca foi explorado na série.
     Os Braceletes Dourados Sansônicos também podem conceder outros super-poderes, além do conjunto básico que o Jovem Sansão recebe quando se transforma no seu poderoso alter ego sansônico. O Jovem Sansão precisa ativá-los tocando ou torcendo botões escondidos nos misteriosos braceletes místicos dourados e ele só pode usá-los um de cada vez.

     A MOTOCICLETA DO JOVEM SANSÃO.

     O Jovem Sansão viaja o mundo em uma motocicleta vermelha e preto com o "S" inicial pintado na carenagens laterais da direita e da esquerda. A motocicleta fôra projetado por Alex Toth para ser contemporânea aos 1960, contudo tem um olhar futurista a ele, bem como a tecnologia vista no desenho animado, Jonny Quest .

     DESENVOLVIMENTO E NOMEAÇÃO DE SANSÃO E GOLIAS.

     A série clássica do desenho animado estadunidense, SANSÃO E GOLIAS (SAMSON AND GOLIATH) se chamava originalmente SAMSON AND GOLIATH (SANSÃO E GOLIAS), um amálgama de duas famosas histórias bíblicas. O título original do saudoso desenho animado foi alterado no início do seu desenvolvimento para evitar uma possível confusão com o desenho animado religioso DAVEY AND GOLIATH (DAVEY E GOLIAS), que estava no ar ao mesmo tempo na época. Curiosamente, no desenho animado religioso estadunidense, DAVEY AND GOLIATH, Golias era um cachorrinho que podia falar, mas apenas com Davey, servindo como a sua consciência, a exemplo do GRILO FALANTE e do PINÓQUIO.
      No entanto, isso criou problemas com a convenção de nomenclatura e a multiplicação de títulos sobre a série no Estados Unidos da América do Norte e no Mundo. Títulos como: SAMSON AND GOLIATH, SAMSON ET GOLIATH, YOUNG SAMSON, YOUNG SAMSON AND GOLIATH, THE YOUNG SAMSON AND GOLIATH e NEW SAMSON (SANSÃO E GOLIAS, SANSÃO E GOLIAS, JOVEM SANSÃO, JOVEM SANSÃO E GOLIAS, O JOVEM SANSÃO E GOLIAS E NOVO SANSÃO).
     Muitos fãs, ao longo dos anos, apontaram que chamar o alter ego poderoso do garoto de Jovem Sansão fazia pouco sentido, já que ele se transforma em um adulto e não em um jovem. Jovens geralmente se refere a menores de idade e não a adultos.
     Essa confusão foi aparentemente corrigida na versão dublada portuguesa do desenho animado que foi ao ar no Brasil, onde o nome Jovem Sansão se referiu apenas ao menino e o seu alter-ego super-heróico foi chamado PODEROSO SANSÃO. As histórias quadrinhos produzidas pela EDITORA GOLD KEY, também passariam a usar o termo PODEROSO SANSÃO para diferenciar entre o adolescente e oq seu alter-ego heróico.
     O Jovem Sansão foi escrito e animado em um estilo semelhante a outros desenhos animados de aventura de super-heróis, criado e produzidos pela Hanna-Barbera, desenhos animados como O FANTASMA DO ESPAÇO (SPACE GHOST), OPODEROSO MIGHTOR e SHAZZAN, O GÊNIO DAS ARÁBIAS. O Jovem Sansão é mais parecido com o personagem SINBAD JR. e ambos são rapazes que se tornam super-heróis através de um item místico, cuja origem nunca foi explicada. Eles até dividem o mesmo ator de voz, no entanto, as semelhanças terminam aí, já que SINBAD JÚNIOR só se torna mais forte, enquanto o Jovem Sansão se transforma completamente.
     Ele também se assemelha a BUTCH CASSIDY no penteado e na aparência facial geral. Embora, o Jovem Sansão seja claramente mais velho com características mais amplas e um pescoço muito mais espesso.
     O Jovem Sansão (juntamente com O PODEROSO MIGHTOR) também foi comparado com o personagem HE-MAN. Como Sansão, o adolescente PRÍNCIPE ADAM se transforma no musculoso e adulto super-herói He-Man por meio de um artefato místico e ambos têm um animal de estimação que se torna um felino temível, quando seus poderes são ativados.
     No entanto, deve-se notar que o Jovem Sansão precede a HE-MAN por pelo menos uma década (HE-MAN começou nos anos 1970 aos anos 80), então HE-MAN é realmente o plagiador, embora ainda não esteja muito claro qual influência, se houve, o Jovem Sansão teve nos roteiristas do HE-MAN .
     O Jovem Sansão também tem semelhanças com um personagem muito anterior, O CAPITÃO MARVEL da FAWCETT COMICS (mais tarde DC COMICS INC). Quando o Jovem Sansão bate as suas misteriosas pulseiras místicas douradas para se transformar no seu poderoso alter ego sansônico é idêntico como RICK JONES convoca O CAPITÃO MARVEL da Marvel Comics no final dos anos 60 e início dos anos 70.

     HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SANSÃO E GOLIAS.

      Sansão e Golias na Revista Hanna-Barbera Super TV Heroes (Hanna-Barbera Super-heróis da Tv).


     Ao contrário dos outros personagens da Hanna-Barbera, o Jovem Sansão nunca foi desenvolvido na sua própria série de história em quadrinhos pela EDITORA GOLD KEY, como já era de costume com outros personagens da Hanna-Barbera Produções na época dos anos 60. Alguns sugeriram que isso deveu-se à saturação do mercado, já que na época, a Hanna-Barbera Produções havia produzido personagens de super-heróis demais para o mercado de animação televisiva americana.
     No entanto, o Jovem Sansão apareceu em duas histórias em quadrinhos curtas na REVISTA HANNA-BARBERA SUPER TV HEROES, EDIÇÕES N° 1 E N° 3, EDITORA GOLD KEY, ANO DE 1968).
     Na AMEAÇA MAGNÉTICA (Hanna-Barbera Super TV Heroes n° 1), o Jovem Sansão visita um grande amigo, o DOUTOR RAYTRON, um cientista estadunidense que desenvolve uma poderosa Máquina de Raios Magnéticos que pode beneficiar toda a Humanidade. No entanto, a máquina também pode ser usada para o mal, como o Jovem Sansão logo descobre, quando o renomado cientista estadunidense é seqüestrado pelo vilão conhecido como ESCORPIÃO NEGRO.
     Transformando-se rapidamente no Poderoso Sansão, ele agora deve salvar o Doutor Raytron e impedir que o Escorpião Negro use a poderosa Máquina de Raio Magnéticos roubada para prejudicar pessoas inocentes em sua busca louca pela dominação do mundo.
     Em O LOBISOMEM CÓSMICO (Hanna-Barbera Super TV Heroes n° 3), o Jovem Sansão se vê acusado por uma série de assaltos a bancos, que foram realizados, pelo que parece, por um terrível e feroz lobisomem.
     Com o seu alter ego todo poderoso sendo procurado pela polícia da cidade, o Jovem Sansão se vê incapaz de se transformar no Poderoso Sansão. Agora, na sua forma mortal, ele deve descobrir a verdade por trás dos misteriosos aparecimentos do suposto lobisomem e limpar o seu nome perante a sociedade civil.

      Sansão e Golias na Revista Astros Hanna-Barbera.

     Para quem não sabe ou nunca ouviu falar, Sansão e Golias tiveram uma história em quadrinhos criada e produzida pela Editora Abril do Brasil e publicada na Revista Astros Hanna-Barbera. Esta história em quadrinhos tupiniquim teve o seguinte título: REPORTAGENS FATÍDICAS.
     Em REPORTAGENS FATÍDICAS (Astros HB), o Jovem Sansão e o seu fiel escudeiro, Golias, enfrentam um perigoso e traiçoeiro grupo de jornalistas que falseiam e manipulam os fatos jornalísticos televisivos para ganhar audiência diante da concorrência.

     PRODUTOS MERCADOLÓGICOS.

     DVD DE SANSÃO E GOLIAS.


     No dia, 8 de março de 2011, a WARNER ARCHIVE (ARQUIVOS WARNER) lançou um DVD com todos os episódios remanescentes do desenho animado, O JOVEM SANSÃO E GOLIAS (com um total de 20 episódios, seis dos quais, foram perdidos nas décadas anteriores), juntamente com OS BRASINHAS DO ESPAÇO (THE SPACE KIDETTES) como parte da coleção HANNA-BARBERA CLASSICS (COLEÇÃO CLÁSSICOS DA HANNA-BARBERA). (**).
     Infelizmente, as versões revisadas de distribuição desses episódios sansônicos, são as únicas disponíveis para distribuição na América do Norte e na Europa, já que as versões originais da rede NBC foram cortadas e reformatadas para a atual configuração. Estas são as únicas versões usadas para o lançamento do DVD. (**)
     A série se mostrou mais popular na América Latina, onde originalmente foi ao ar em uma grande rede de televisão brasileira e desde então, o desenho animado teve dois lançamentos de DVD locais.

     CITAÇÕES REFLEXIVAS DO JOVEM SANSÃO.

     No decorrer dos vinte episódios da série clássica do desenho animado estadunidense, O JOVEM SANSÃO E GOLIAS, o nosso jovem herói sansônico emite algumas frases de grande teor reflexivos. Aqui vão algumas dessas frases emitidas pelo nosso saudoso personagem sansônico no referido desenho animado, criado e produzido pela Hanna-Barbera Produções no de 1967, segunda metade do século XX.

     ■"NESTE CASO, EU DIREI QUE A PERDA DA CIÊNCIA, É GANHO PARA A HUMANIDADE"!
     Autor: O Jovem Sansão no episódio, O Colosso de Rodes.

     ■"É, ACHO QUE É ISSO MESMO, NINGUÉM PODE REVIVER O PASSADO"!
     Autor: O Jovem Sansão no episódio, A Cidade Perdida dos Homens Dragões.

     ■"DESTO ERA UM GÊNIO, GOLIAS, MAS SÓ USAVA OS SEUS TALENTOS COM MAUS PROPÓSITOS. UM DIA ALGUÉM VAI INVENTAR UM APARELHO DE CONTROLAR O TEMPO QUE TODOS POSSAMOS USAR. NÃO VAI SER FORMIDÁVEL"?!?!?!
     Autor: O Jovem Sansão no episódio, O Terrível Doutor Desto.

     ■"EU SOU UM HOMEM TOTALMENTE DEDICADO AO BEM E A JUSTIÇA"!!!!
     Autor: O Jovem Sansão na história em quadrinhos, O Lobisomem Cósmico ou O Monstro Cósmico.


     E A ESPERANÇA DO RENASCIMENTO SANSÃO E GOLIAS CONTINUA...

     Ao contrário de outros super-heróis, criados e produzidos pela Hanna-Barbera Produções, como O HOMEM PÁSSARO (BIRDMAN), O FANTASMA DO ESPAÇO (SPACE GHOST) e JONNY QUEST, que foram trazidos de volta em novas séries nos anos 80, nunca houve uma tentativa de trazer de volta os nossos dois personagens sansônicos as telas da televisão estadunidense e da televisão mundial. Os nossos dois super-heróis sansônicos nunca mais foram visto nas telas, a não ser em reprises da série original americana nos canais fechados de televisão.
     Houve uma grande expectativa por parte dos fãs espalhados pelo mundo inteiro, de um eventual retorno do Jovem Sansão e Golias na história em quadrinhos FUTURE QUEST (criada e publicada pela DC Comics), que reuniu quase todos os super-heróis da Hanna-Barbera Produções em uma grande saga cósmica no ano de 2016. Mas para a nossa decepção de fãs incondicionais, os nossos dois personagens sansônicos se quer apareceram ou foram citados em FUTURE QUEST e continuam no limbo do esquecimento total. E a esperança do renascimento do Jovem Sansão e Golias por parte de todos nós, os verdadeiros fãs incondicionais, continua...

     (*) Supostamente no episódio, SSX-19 (The SSX-19), onde o nosso jovem herói sansônico arremessa com extrema precisão e violência uma falsificação dos BRACELETES DOURADOS SANSÔNICOS na cabeça de um dos subalternos do perigoso vilão sansônico conhecido LÍDER para imobilizá-lo temporariamente.
     (**) Segundo o portal estadunidense, Alchetron, Sansão e Golias tiveram na verdade, 13 episódios produzidos pela Hanna-Barbera Produções, sendo que cada episódio era composto por 2 aventuras de 12 minutos de duração máxima cada uma. Segundo esse raciocínio, Os Incansáveis Defensores da Humanidade tiveram 26 aventuras, sendo que essas 6 aventuras restantes se perderam para para sempre, já que as fitas originais do desenho animado foram cortadas e reformatadas, sobrando apenas os vinte episódios de 10 minutos de duração máxima em uma única temporada, que tanto conhecemos nos dias de hoje. Eu não sei até que ponto está informação é verdadeira ou não. Mas se for verdade, é algo extremamente estarrecedor para todos nós, os verdadeiros fãs incondicionais do desenho animado estadunidense, O JOVEM SANSÃO E GOLIAS.


     A RELAÇÃO COMPLETA DOS EPISÓDIOS DE SANSÃO E GOLIAS.

     Uma catalogação completa dos episódios disponíveis na Grande Rede Internacional de Computadores Conectados do saudoso desenho animado SANSÃO E GOLIAS.


     01. A MALDIÇÃO DE MONATABU OU DESTINO MONATABU (The Curse Of Monatabu) 09/09/1967;
     02. A CRIATURA DA AURORA BOREAL OU O MONSTRO DA AURORA BOREAL (The Aurora Borealis Creature) 16/09/1967;
     03. O COLOSSO DE RODES OU O GRANDE COLOSSO (The Great Colossus) 23/09/1967;
     04. O VENTO FRIO DE VÊNUS (Cold Wind From Venus) 30/09/1967;
     05. SSX-19 (The SSX-19) 07/10/1967;
     06. OPERAÇÃO PERIGO OU OPERAÇÃO PERIGOSA (Operation Peril) 14/10/1967;
     07. O SEGREDO DA ILHA DO MAL (The Secret Of Evil Island) 21/10/1967;
     08. OS MONSTERÓIDES OU OS MONSTROS DO ASTERÓIDE (The Monsteroids) 28/10/1967;
     09. O ÍDOLO RAMA-KEESH (The Idol Rama-Keesh) 04/11/1967;
     10. SALAMANDRO, O TERRÍVEL (Salamandro) 11/11/1967;
     11. O BARÃO VON SRULL (Baron Von Srull) 18/11/1967;
     12. ENCONTRO NA LUA OU A LUA (Moon Rendezvous) 25/11/1967;
     13. A CIDADE PERDIDA DOS HOMENS DRAGÕES (The Lost City Of The Dragon Men) 02/12/1967;
     14. A COLOSSAL CRIATURA DE CORAL (The Colossal Coral Creature) 09/12/1967;
     15. AS CRIATURAS DE ZURAN (Zuran's Creature) 16/12/1967;
     16. A CÚPULA OU O DOMO (The Dome) 23/12/1967;
     17. NERO OU NERÓIDE (Nerod) 30/12/1967;
     18. O TERRÍVEL DOUTOR DESTO (The Terrible Dr. Desto) 06/01/1968;
     19. SAÍDOS DAS PROFUNDEZAS OU DAS PROFUNDEZAS (From Out Of The Deep) 13/01/1968;
     20. O MONSTRO DA MONTANHA NEGRA (Thing From The Black Mountains) 20/01/1968.

     01. THE CURSE OF MONATABU (A Maldição de Monatabu ou Destino Monatabu);
     02. THE AURORA BOREALIS CREATURE (A Criatura da Aurora Boreal ou O Monstro da Aurora Boreal);
     03. THE GREAT COLOSSUS (O Colosso de Rodes ou O Grande Colosso);
     04. COLD WIND FROM VENUS (O Vento Frio de Vênus);
     05. THE SSK-19 (SSX-19);
     06. OPERATION PERIL (Operação Perigo ou Operação Perigosa);
     07. THE SECRET OF EVIL ISLAND (O Segredo da Ilha do Mal);
     08. THE MONSTEROIDS (Os Monsteróides ou Os Monstros do Asteróide);
     09. THE IDOL RAMA-KEESH (O Ídolo Rama-Keesh);
     10. SALAMANDRO (Salamandro, O Terrível);
     11. BARON VON SRULL (O Barão Von Srull);
     12. MOON RENDEZVOUS (Encontro na Lua ou A Lua);
     13. THE LOST CITY OF THE DRAGON MEN (A Cidade Perdida dos Homens Dragões);
     14. THE COLOSSAL CORAL CREATURE (A Colossal Criatura de Coral);
     15. ZURAN'S CREATURE (As Criaturas de Zuran);
     16. THE DOME (A Cúpula ou O Domo);
     17. NEROD (Nero ou Neróide);
     18. THE TERRIBLE DR. DESTO (O Terrível Doutor Desto);
     19. FROM OUT OF THE DEEP (Saídos das Profundezas ou Das Profundezas);
     20. THING FROM THE BLACK MOUNTAINS (O Monstro da Montanha Negra).


     INFORMAÇÕES TÉCNICAS DE SANSÃO E GOLIAS:

     Uma catalogação das principais informações disponíveis na Grande Rede Internacional de Computadores Conectados sobre o saudoso desenho animado SANSÃO E GOLIAS.


     •Titulo original em inglês: SAMSON AND GOLIATH, YOUNG SAMSON, YOUNG SAMSON AND GOLIATH E THE YOUNG SAMSON AND GOLIATH;
     •Titulo em Português Brasileiro: SANSÃO E GOLIAS, JOVEM SANSÃO, JOVEM SANSÃO E GOLIAS E O JOVEM SANSÃO E GOLIAS;
     •País de origem: ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE;
     •Idioma original: INGLÊS ESTADUNIDENSE;
     •Emissora original estadunidense: N.B.C. (NATIONAL BROADCASTING COMPANY / COMPAMHIA NACIONAL DE RADIOFUSÃO / COMPAMHIA DE RADIOFUSÃO NACIONAL);
     •Produtora sansônica: HANNA-BARBERA PRODUÇÕES;
     •Produtora sansônica associada: ART SCOTT;
     •Produção e direção sansônica: JOSEPH BARBERA E WILLIAM HANNA;
     Escritores dos episódios sansônicos: TONY BENEDICT, DALTON SANDIFER, WALTER BLACK E ED BRANDT;
     •Dubladores originais estadunidenses: TIM MATHESON (O JOVEM SANSÃO), MEL BLANC (GOLIAS), DON MESSICK E JOHN STEPHENSON;
     •Narrador original estadunidense: DON MESSICK;
     •Compositor da música tema de abertura: TED NICHOLS;
     •Distribuição brasileira: C.B.S. DO BRASIL;
     •Versão Brasileira: DUBLASOM GUANABARA / R.J.;
     •Dubladores brasileiros: CARLOS MARQUES (O JOVEM SANSÃO) E MEL BLANC (GOLIAS) [EFEITOS VOCAIS MANTIDOS DO ORIGINAL ESTADUNIDENSE];
     •Formato: DESENHO ANIMADO DE AVENTURAS DE SUPER-HERÓIS;
     •Dia, mês e ano de estreia na televisão estadunidense: MANHÃ DE SÁBADO, 09 DE SETEMBRO DE 1967;
     •Dia, mês e ano de exibição do último episódio na televisão estadunidense: MANHÃ DE SÁBADO, 31 AGOSTO DE 1968;
     •Mês e ano de renomeação: ABRIL DE 1968;
     •Número de episódios sansônicos: 20 EPISÓDIOS;
     •Número de temporadas sansônicas: 1 TEMPORADA;
     •Duração de cada episódio sansônico: 10 MINUTOS DE DURAÇÃO MÁXIMA;
     •Personagens principais: SANSÃO E GOLIAS;
     •Destino final do saudoso desenho animado: A SUA CONTINUAÇÃO EM UMA SEGUNDA TEMPORADA FÔRA CANCELADA PELA N.B.C., POR FALTA DE BONS ÍNDICES DE AUDIÊNCIA DA PRIMEIRA TEMPORADA NO UNIVERSO TELEVISIVO ESTADUNIDENSE DA SEGUNDA METADE DOS ANOS 60;
     •Detentor atual dos direitos autorais dos dois personagens sansônicos: TIME WARNER INC ATRAVÉS DA SUA SUBSIDIÁRIA D.C. COMICS INC. TIME WARNER INC© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS NO BRASIL E NO MUNDO. D.C. COMICS INC, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS NO BRASIL E NO MUNDO.

     Obrigado pela sua visita, um bom divertimento e um super abração sansônico a todos os visitantes do blog SANSÃO E GOLIAS. 
     PELA FORÇA DE SANSÃO! PELA FORÇA DE GOLIAS! 
     VIVA A SANSÃO E GOLIAS! 

     Fonte da pesquisa sansônica: VÁRIOS PORTAIS CONTIDOS NA GRANDE REDE INTERNACIONAL DE COMPUTADORES CONECTADOS.
     Fonte do texto internacional sansônico: DESCONHECIDO E EXTRAÍDO DA GRANDE REDE INTERNACIONAL DE COMPUTADORES CONECTADOS.
     Pesquisa sansônica: JOSÉ RIBEIRO. 
     Texto sansônico: JOSÉ RIBEIRO. 
     Localização sansônica: MANAUS - AMAZONAS - BRASIL. 

     Postagem revisada e atualizada no mês de dezembro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer pessoa pode comentar no blog, SANSÃO E GOLIAS, mas os comentários com ofensas e palavrões serão apagados. Com isso, eu pretendo coibir os excessos. Grato pela compreensão e um super abração sansônico a todos os visitantes do blog, SANSÃO E GOLIAS. VIVA A SANSÃO E GOLIAS!