terça-feira, 9 de janeiro de 2018

CRÔNICAS SANSÔNICAS 1: POLÊMICAS E CURIOSIDADES SOBRE SANSÃO E GOLIAS!

     As Crônicas Sansônicas são crônicas escritas por vários fãs, autores, escritores, ensaístas e profissionais liberais sobre SANSÃO E GOLIAS, espalhadas por toda a Internet.
     Confiram tudo isso e muito mais na crônica sansônica disponível logo abaixo...


     Por MARCELO MOURA.
     Publicado no dia 28 de setembro de 2016.

     Texto originalmente escrito por MARCELO MOURA e modificado e adaptado para o blog SANSÃO E GOLIAS por JOSÉ RIBEIRO.

     Nos saudosos e conturbados anos 60 do século XX, nós já tínhamos uma geração de super-heróis, direta ou indiretamente, baseados nos mitos nórdicos, egípcios, celtas, gregos e romanos, tanto para as histórias em quadrinhos quanto para as animações televisivas em geral. Hércules, Poderosa Ísis, Shazam, Mulher Maravilha e Poderoso Thor, entre outros grandes e conhecidos super-heróis da época, brincavam com o nosso imaginário infanto-juvenil e nos traziam o "heroismo" puro e simples.
     Talvez por ter sido o primeiro super-herói contemporâneo baseado em um mito bíblico judaico na época dos anos 60, o Jovem Sansão não parecia está ou ser ligado a religião judaica, mas apenas lembrava os cabelos compridos ao ser transformado no mitológico herói hebreu, enquanto os poderosos e misteriosos Braceletes Dourados Sansônicos pareciam ser derivados das correntes que o Sansão Bíblico usara nas suas supostas aventuras pelo mundo (talvez devido a um pouco de respeito e medo da dupla Hanna-Barbera de mexer em um vespeiro de uma comunidade forte, como no caso, a Comunidade Israelita Estadunidense).
     Golias, o simpático cachorrinho de estimação do Jovem Sansão que se transformava em um gigantesco leão místico, (provavelmente homenageado no desenho animado He-man, quando o falante e medroso Pacato se transformava no poderoso e gigantesco Gato Guerreiro), também fôra uma referência indireta a outro grande mito bíblico, o gigante filisteus Golias que enfrentou e foi derrotado pelo jovem Davi. Tudo bem que era um cachorrinho da raça Jack Russell Terrier que se transformava em um gato, que mesmo gigante, não fazia o menor sentido.
     Um dos pontos mais polêmicos do saudoso desenho animado estadunidense, era que junto a transformação sansônica, o Poderoso Sansão passava a usar um maiô branco justíssimo ao corpo, aberto no peito e pondo as suas pernas musculosas à mostra, ou seja, um verdadeiro uniforme surreal (ou será irreal), algo que era considerado muito avançado e polêmico para a segunda metade da década dos anos 60. Talvez, por causa disso, o Jovem Sansão tenha a sua sexualidade tão contestada e tão comentada pelo mundo afora. Muitos (inclusive, muitos fãs do Incansável Defensor da Humanidade) consideram o Jovem Sansão um super-herói homossexual, justamente, por causa dos seus cabelos compridos, do seu uniforme fora do comum e das suas pernas à mostra.
     Já nos vinte episódios que nos deleitamos com as super aventuras do nosso super-herói sansônico, não fica claro qual o seu trabalho ou de onde vem o próprio Jovem Sansão e, muito menos, da onde ele tirava a sua renda (apenas em um dos episódios da série clássica isso é vagamente mencionado, mas sem exclarecer o fato). Outro ponto que não fica claro é como o Jovem Sansão conhece tantas pessoas em todo mundo, parecendo um jovem bem viajado e tão cheio de experiências de vida.
     E para terminarmos, nunca fôra mostrado em nenhum dos 20 episódios sansônicos, como o Jovem Sansão faz para se destransformar da sua forma poderosa para a sua forma mortal, ou mesmo, como ele ganhou os seus incríveis poderes sansônicos, ou seja, mais e mais mistérios e polêmicas desse jovem herói mítico da televisão e das histórias em quadrinhos dos saudosos anos 60. E de lá para cá, já se foram exatos 50 anos de criação e produção dos "Incansáveis e Poderosos Defensores da Humanidade" pela Hanna-Barbera Produções!

     Por MARCELO MOURA.
     Publicado no dia 28 de setembro de 2016.

     Texto originalmente escrito por MARCELO MOURA e modificado e adaptado para o blog SANSÃO E GOLIAS por JOSÉ RIBEIRO.

     Obrigado pela sua visita, um bom divertimento e um super abração sansônico a todos os visitantes do blog SANSÃO E GOLIAS.
     PELA FORÇA DE SANSÃO! PELA FORÇA DE GOLIAS! 
     VIVA A SANSÃO E GOLIAS!

     Fonte da pesquisa sansônica: VÁRIOS PORTAIS CONTIDOS NA GRANDE REDE INTERNACIONAL DE COMPUTADORES CONECTADOS.
     Fonte do texto sansônico: MARCELO MOURA NO DIA 28 DE SETEMBRO DE 2016, PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX.
     Pesquisa sansônica: JOSÉ RIBEIRO. 
     Texto sansônico modificado: JOSÉ RIBEIRO. 
     Distribuição brasileira para o blog SANSÃO E GOLIAS: J.R. DISTRIBUIDOR BRASILEIRO DE CONTEÚDOS DE ENTRETENIMENTOS S.A.F..
     Versão brasileira: J.R. TRADUÇÕES E ADAPTAÇÕES BRASILEIRAS S.A.F..
     Localização sansônica: MANAUS - AMAZONAS - BRASIL.

     Postagem revisada e atualizada no mês de dezembro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer pessoa pode comentar no blog, SANSÃO E GOLIAS, mas os comentários com ofensas e palavrões serão apagados. Com isso, eu pretendo coibir os excessos. Grato pela compreensão e um super abração sansônico a todos os visitantes do blog, SANSÃO E GOLIAS. VIVA A SANSÃO E GOLIAS!