Sansão e Golias, os incansáveis e poderosos defensores de toda a humanidade!
Data de estreia | Rede de exibição | Produtora |
---|---|---|
9 de setembro de 1967 - 31 de agosto de 1968. | NBC | Hanna-Barbera Produções. |
Muito alinhado com as outras produções de super-heróis da Hanna-Barbera Produções entre os anos de 1966 e 1968, Sansão e Golias foi um desenho animado de ação e aventura com desenhos do desenhista de quadrinhos Alex Toth. Sansão e Golias se concentrava em torno de um adolescente conhecido como Sansão (dublado por Tim Matheson e mais conhecido por dublar o Jonny Quest) e seu cachorro Golias (Mel Blanc), que viajam pelo país em cima de uma pequena motocicleta vermelha. Em cada lugar que visitam, deparam-se com diferentes ameaças como: alienígenas perversos, organizações malignas e robôs fora de controle.
Quando confrontado com essas ameaças, Sansão chama seu "Poder de Sansão" e toca as pulseiras nos pulsos juntos. Ele é então transformado em seu xará bíblico, um homem forte e musculoso, e seu cachorro se transforma em um leão feroz com superpotências como super-força e explosões de energia. Com esses poderes, eles enfrentam os vilões e resgatam os habitantes antes de partirem para o próximo destino. Essas habilidades foram comparadas ao personagem Capitão Marvel, da Fawcett Comics, porque ele é um garoto que pode recorrer aos poderes de uma figura lendária, bem como ao próprio Capitão Marvel da Marvel Comics (a versão Mar-Vell) da mesma época. , que foi convocado da mesma forma por um adolescente tocando pulseiras poderosas juntas. Também se pode dizer que Sansão e Golias pode ter servido de inspiração para o He-Man muitos anos depois.
Deve-se notar que a série foi originalmente intitulada Samson & Goliath , mas também tem um nome diferente. Durante a temporada intermediária da temporada 67-68, a série recebeu o nome de Young Samson e ficou conhecida por este momento. Nunca foi dito oficialmente o porquê, mas especula-se que a questão era evitar confusão com a série Davey & Goliath de Art Cloakey , que também apresentava um cão chamado Golias, embora em circunstâncias muito menos cheias de ação.
O Destino Combinado dos Brasinhas do Espaço e o Jovem Sansão!
Então, em última análise, o que esses dois programas tinham em comum que depois foram juntos? A resposta está com o patrocinador das duas séries, General Mills. Normalmente, nesse momento, Hanna-Barbera buscava patrocínio de uma empresa (como a Kellogg's) para ajudar a financiar a série, e, embora o patrocinador possa ter tido alguma contribuição no desenvolvimento do programa, Hanna-Barbera manteria todos os direitos sobre a série. mostrar para distribuição posterior. Este não parecia ser o caso dessas duas séries, pois, quando entraram em sindicato, os shows foram realizados pela agência de publicidade Dancer Fitzgerald Sample, proprietária da General Mills. O DFS já havia participado anteriormente da Gamma Productions, o estúdio de animação por trás dos trabalhos da Total Television, que produziu programas como Underdog e Tennessee Tuxedo.
Inicialmente, a parceria envolveu os dois programas com intersticiais curtos produzidos pela General Mills no ar entre os segmentos. Mas quando Kidettes e Samson se mudaram para a organização, eles foram agrupados na biblioteca Total Television da DFS, sendo pareados com programas como Tennessee Tuxedo e Go Go Gophers em um quarteirão de meia hora. No entanto, para maximizar a quantidade de comerciais desse bloco sindicado, Space Kidettes e Young Samson foram editados para economizar tempo. Não demorou muito tempo para se unirem, tornando-se Space Kidettes / Young Samsoncomo um único programa, com ainda mais tempo removido para fazer com que os segmentos individuais durassem 10 minutos em vez de 12. Além disso, seis episódios de Young Samson foram removidos, para corresponder ao mesmo número de episódios que Space Kidettes .
O mais lamentável disso tudo é que, de uma perspectiva histórica, esse emparelhamento resultou na perda irrecuperável de material. Para fazer os cortes de tempo necessários e combinar os shows, o DFS editou os negativos originais de Space Kidettes e Young Samson , sem cópias sobreviventes das impressões de transmissão originais conhecidas por sobreviverem. Como resultado, os seis episódios cortados de Young Samson , bem como o material editado de ambos os shows, são perdidos para sempre, com as versões emendadas sendo tudo o que está disponível agora, mesmo depois que Hanna-Barbera recuperou o controle dos shows anos depois.
No final, o emparelhamento desses dois shows se resumiu à conexão de um patrocinador e distribuidor compartilhado, em vez de qualquer conexão tonal ou temática, editada em uma criação semelhante a Frankenstein de partes ausentes. Mas, para o que ainda existe, os dois programas ainda mantêm um lugar nas memórias daqueles que os assistiram, independentemente da forma que possa ter sido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qualquer pessoa pode comentar no blog, SANSÃO E GOLIAS, mas os comentários com ofensas e palavrões serão apagados. Com isso, eu pretendo coibir os excessos. Grato pela compreensão e um super abração sansônico a todos os visitantes do blog, SANSÃO E GOLIAS. VIVA A SANSÃO E GOLIAS!